CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Autores

  • Maurício Tardivo Universidade de São Paulo. USP, São Paulo/SP
  • Maria Olímpia Oliveira Rezende Universidade de São Paulo. USP, São Paulo/SP
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos, IQSC, São Carlos/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2781

Palavras-chave:

Procedimentos de Ensino, química ambiental, engenharia ambiental.

Resumo

O curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo está recebendo as primeiras turmas de estudantes. Dessa maneira, fez-se necessário adaptar a atual estrutura de ensino, principalmente com relação aos conteúdos didáticos. O objetivo desse trabalho foi o de criar uma proposta para a estrutura de uma disciplina de Química Introdutória para o curso de Engenharia Ambiental que correspondesse às expectativas dos alunos. Verificou-se que a aplicação da referida proposta levou ao maior envolvimento dos alunos com relação à turma anterior e que o modelo pode ser aplicado a outros cursos ou carreiras com ênfase em ciências ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Tardivo, Universidade de São Paulo. USP, São Paulo/SP

Mestrado em Química (Química Analítica). Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Maria Olímpia Oliveira Rezende, Universidade de São Paulo. USP, São Paulo/SP

Doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo.

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos, IQSC, São Carlos/SP

Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Tardivo, M., Rezende, M. O. O., & Queiroz, S. L. (2012). CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO PARA UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA MINISTRADA EM UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2781