Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco

Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias

Resumo


Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740

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