Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740

Palabras clave:

Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.

Resumen

Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE Lattes:http://lattes.cnpq.br/8504203629992863

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFSCar Professora do Departamento de Biologia-UFRPE Coordenadora do Programa de Pós Gradução em Ensino das Ciências Lattes: http://lattes.cnpq.br/9470714866674296

Citas

BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Anette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220p.

BOWE, Richard; BALL, Stephen John; Gold, Anne. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London - New York: Routlegde, 1992. 192p.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 15 jul. 2014.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: Presidência da República, [2012]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 18 dez. 2014

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Brasília: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998. 102p. (Cadernos de Educação Ambiental, v.2)

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 256p.

FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. A produção da política curricular nacional para a educação superior diante do acontecimento ambiental: problematizações e desafios. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

FARIAS FILHO, Everaldo Nunes. O contexto da prática da Educação Ambiental: interpretações e produção do currículo na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 79p.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, Edgar. Interdisciplinaridade e educação ambiental: explorando novos territórios epistêmicos. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental (Org.). Pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 119-133.

GRAY, David. E. Pesquisa no mundo real. Tradução: Roberto Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 487p.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. 198p.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. A conjuntura da institucionalização da política nacional de educação ambiental. OLAM: Ciência e Tecnologia, [S.I], v. 2, n.1, p. 1-14, Abr. 2002. 1 CD-ROM.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. Ed. São Paulo: Cortês, 2011. p. 185-225

LEONARD, Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo o que consumimos. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 302p.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 26, p. 109-118, maio/ago. 2004.

LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Revista Currículo sem Fronteiras, [S.I], v. 5, n.2, p. 50-64, jul./dez. 2005.

LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas políticas de currículo. Revista Currículo sem Fronteiras, [S.I], v. 6, p. 33-52, jul./dez.2006.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 279p.

LOPEZ VELASCO, Sirio. Algumas reflexões sobre a PNEA [Política Nacional de Educação Ambiental, Lei Nº 9.795 de 27/04/1999]. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v. 8, p. 12-20, jan./jun. 2002.

LOPEZ VELASCO, Sirio. Explicitação dos conceitos das diretrizes curriculares gerais nacionais para a educação ambiental. Ambiente & Educação, [S.I], v. 18, n. 1, p. 139-152, jul./dez. 2013.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 131-152, set./dez. 2005.

MACEDO, Elizabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículos sem Fronteiras, [S.I], v. 6, n. 2, p. 98-113, jul./dez. 2006.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, Jefferson. A Abordagem do Ciclo de Políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, n. 16, p. 1-19, Ago. 2018.

MARCONDES, Maria Inês; FREUND, Cristina; LEITE, Vania Finholdt. Uma nova abordagem ao estudo das políticas educacionais. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017.

POMBO, Olga; GUIMARÃES, Henrique Martins; LEVY, Tereza. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. 2.ed. Lisboa: Editora, 1994. 102p.

RODRIGUES, Jéssica Nascimento; GUIMARÃES, Mauro. Políticas públicas e educação ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a política nacional de educação ambiental (PNEA). Ambiente & Educação, [S.I], v. 15, n. 2, p. 13-30, jul./dez. 2010.

TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro; FERREIRA, Tereza Raquel das Chagas. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência e Educação, Piracicaba, v. 7, n. 2, p. 199-207, jul./dez. 2001.

Publicado

2020-08-21

Cómo citar

Nunes de Farias Filho, E., & de Oliveira Farias, C. R. (2020). Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 263–282. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740