<b>Saberes e habilidades para ser um bom professor: compreensões de estudantes e docentes<b/>

Autores

  • Adriane Ziegler Ramiro
  • Alice Giovana Buzetto
  • Franciele Jagmin Festa
  • Marli Dallagnol Frizzon

Palavras-chave:

Saberes. Habilidades. Professores de Ciências em formação inicial e continuada. Perfil do bom professor.

Resumo

Neste texto apresentamos reflexões sobre as compreensões de professores de Ciências, licenciandos e alunos da 8ª série do Ensino Fundamental sobre saberes e habilidades necessárias ao bom professor. Metodologicamente a pesquisa configurou-se em uma entrevista semiestruturada com professores de Ciências e aplicação de um questionário com licenciandos e estudantes da 8ª série de Ijuí-RS. Os resultados evidenciam que na definição do perfil de bom professor são levados em conta aspectos subjetivos, 52% das respostas dadas pelos licenciandos, 59% dos alunos; 48% dos licenciandos e 41% dos alunos acreditam que saberes docentes são características consideradas importantes na construção de um bom profissional da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Ziegler Ramiro

Acadêmica do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, DCVida – Departamento de Ciências da Vida.

Alice Giovana Buzetto

Acadêmica do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, DCVida – Departamento de Ciências da Vida.

Franciele Jagmin Festa

Acadêmica do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, DCVida – Departamento de Ciências da Vida.

Marli Dallagnol Frizzon

Professora, mestre em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do rio Grande do Sul – UNIJUÍ, DCVida – Departamento de Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

26-09-2012

Como Citar

Ramiro, A. Z., Buzetto, A. G., Festa, F. J., & Frizzon, M. D. (2012). <b>Saberes e habilidades para ser um bom professor: compreensões de estudantes e docentes<b/>. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 127–141. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2661

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo