<b>A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche</b>

Autores

  • Vicente E. R. Marcal
  • Rita Melissa Lepre

Palavras-chave:

Ação, Esquema de ação, Aquisição de conhecimento, Sensório-motor

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo a formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP. A partir das noções da Epistemologia Genética como: ação, esquema de ação, adaptação, acomodação e assimilação buscamos fundamentar o trabalho docente com crianças entre 0 e 24 meses. Apresentamos, portanto, como resultado prático da aplicação dos conhecimentos das noções definidas na Epistemologia Genética, o trabalho de formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP e a consequente tomada de consciência do desenvolvimento infantil relatada por essas educadoras ao adotarem a perspectiva epistemológica piagetiana em seu trabalho cotidiano com crianças sensório-motoras.

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Biografia do Autor

Vicente E. R. Marcal

Professor Assistente de Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia.

Rita Melissa Lepre

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação

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Publicado

2011-09-03

Como Citar

Marcal, V. E. R., & Lepre, R. M. (2011). <b>A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 37–46. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1454

Edição

Seção

Artigos

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