A constituição da psicologia social e sua diversidade epistemológica

Autores

  • Karen Nunes Montes D’Oca Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rejane Rosaria Grecco dos Santos
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos

Palavras-chave:

Psicologia Social. Epistemologia. História da Psicologia.

Resumo

O texto enfatiza um preâmbulo sobre a diversidade epistemológica no campo da Psicologia Social, pois, diferentemente da resposta dos positivistas, é a resposta dada pelos psicólogos sociais do movimento construcionista social que nosso conhecimento do mundo consiste em uma construção social, uma vez que, que tal conhecimento é limitado pela linguagem do contexto em que se produz, bem como pela nossa concepção de realidade. Nessa esteira, não podemos falar de verdade dos fatos, e sim de versão dos fatos. Fatos estes que estão impregnados de nossos valores. É por acreditar que os conhecimentos produzidos envolvem decisões éticas e políticas feitas pelo pesquisador, frente às vicissitudes de seu tempo, que a produção do conhecimento extrapola o domínio da técnica. Precisamos levar em conta principalmente o impacto social do conhecimento que produzimos. Concluímos que um aprofundamento das discussões sobre a história, embora na condição de preâmbulo, constitui-se num desejo de rememorar um compromisso ético e político, sendo oportuno e viável através do estudo da epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Nunes Montes D’Oca, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Especialista em Filosofia pela UFPEL e graduada em Psicologia pela UCPEL.

Rejane Rosaria Grecco dos Santos

Mestre em Psicologia pela PUCRS, Especialista em Gestão Educacional pela UFPEL, Especialista em Saúde da Criança pela UFPEL e graduada em Psicologia pela UCPEL.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação- PPGH - ICHI/FURG. Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância UAB/FURG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória – IE/FURG e Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Montes D’Oca, K. N., Grecco dos Santos, R. R., & Grecco dos Santos, R. de C. (2017). A constituição da psicologia social e sua diversidade epistemológica. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 9–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5854

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.