Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens

Autores

  • Jimena de Garay Hernández Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
  • Anna Paula Uziel Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8271

Palavras-chave:

cartografia feminista, socioeducação, performatividades masculinas

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.

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Biografia do Autor

Jimena de Garay Hernández, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Doutora em Psicologia Social (UERJ). Mestra em Psicologia Social -Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2009). Tem experiência na área de Psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, gênero, sexualidade, educação, infância, juventude, feminismo, homoparentalidade e privação de liberdade. Tem colaborado com diversas organizações do movimento feminista e LGBT.

Anna Paula Uziel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do LIDIS - Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). Já foi coordenadora doPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) em dois mandatos. Seus principais campos de interesse são Psicologia Jurídica e Sexualidade.

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Hernández, J. de G., & Uziel, A. P. (2019). Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 285–302. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8271

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