Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação
Palavras-chave:
Famílias homoparentais, escola, filhasResumo
O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico, que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa como o único modelo possível e desejável.Downloads
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Publicado
2015-03-20
Como Citar
Hernández, J. de G., & Uziel, A. P. (2015). Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 9–24. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4934
Edição
Seção
Artigos
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