Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação

Jimena de Garay Hernández, Anna Paula Uziel

Resumo


O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias
homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os
modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos
condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se
apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a
temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o
que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como
instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a
apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e
saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico,
que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa
como o único modelo possível e desejável.

Palavras-chave


Famílias homoparentais; escola; filhas

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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