“LAMBO, MULHER, PISCINA E DINHEIRO...”

PEDAGOGIAS DAS MASCULINIDADES (RE)PRODUZIDAS ENTRE VICIADOS EM GRAND THEFT AUTO (GTA)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20046

Résumé

No presente texto, buscamos produzir uma análise cultural sobre as pedagogias das masculinidades (re)produzidas em publicações feitas por homens membros do grupo Viciados em GTA. Este é um dos maiores grupos do Facebook dedicado a jogadores/as de Grand Theft Auto, com cerca de 176,1 mil membros. Produzimos nossas análises filiados/as aos campos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos das Masculinidades, em suas vertentes pós-estruturalistas, em que os gêneros e as masculinidades são problematizados/analisados como construções sociais e culturais. Como material empírico, cinco publicações presentes ao longo da timeline de discussão do grupo foram analisadas. Os resultados encontrados apresentaram (re)produções de masculinidades associadas a performances masculinistas e significações de masculinidade associadas à supremacia branca. Além disso, é possível observar pedagogias que (re)produzem masculinidades constituídas através de uma esfera de dominância econômica e de dominação sexual de homens sobre as mulheres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mauricio Nazarete Lopes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023-Presente). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019). Participa do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE/FURG, dedicando-se a linha de pesquisa: Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências. Atuando nos campos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos das Masculinidades, Culturas Juvenis, Juventudes. Editor assistente na Equipe Editorial da Revista Diversidade e Educação, revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Juliana Ribeiro de Vargas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul). Tem pesquisado temáticas tais como juventudes, gênero, sexualidades e periferias urbanas.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

NAZARETE LOPES, Mauricio; COSTA RIBEIRO, Paula Regina; RIBEIRO DE VARGAS , Juliana. “LAMBO, MULHER, PISCINA E DINHEIRO...”: PEDAGOGIAS DAS MASCULINIDADES (RE)PRODUZIDAS ENTRE VICIADOS EM GRAND THEFT AUTO (GTA). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2194–2216, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20046. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20046. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura