ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO, SEXUALIDADE NA PSICOLOGIA:

DISCUTINDO ALGUNS ACONTECIMENTOS

Autores

  • Caroline Amaral Amaral Universidade Federal do Rio Grande FURG
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzana da Conceição de Barros Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12734

Resumo

Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Amaral Amaral, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pós-Doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Suzana da Conceição de Barros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora de ciências da rede pública do município do Rio Grande

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Amaral Amaral, C., Costa Ribeiro, P. R. ., & da Conceição de Barros, S. . (2024). ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO, SEXUALIDADE NA PSICOLOGIA: : DISCUTINDO ALGUNS ACONTECIMENTOS. Diversidade E Educação, 9(Especial), 712–734. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12734

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..