“LAMBO, MULHER, PISCINA E DINHEIRO...”

PEDAGOGIAS DAS MASCULINIDADES (RE)PRODUZIDAS ENTRE VICIADOS EM GRAND THEFT AUTO (GTA)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20046

Abstract

No presente texto, buscamos produzir uma análise cultural sobre as pedagogias das masculinidades (re)produzidas em publicações feitas por homens membros do grupo Viciados em GTA. Este é um dos maiores grupos do Facebook dedicado a jogadores/as de Grand Theft Auto, com cerca de 176,1 mil membros. Produzimos nossas análises filiados/as aos campos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos das Masculinidades, em suas vertentes pós-estruturalistas, em que os gêneros e as masculinidades são problematizados/analisados como construções sociais e culturais. Como material empírico, cinco publicações presentes ao longo da timeline de discussão do grupo foram analisadas. Os resultados encontrados apresentaram (re)produções de masculinidades associadas a performances masculinistas e significações de masculinidade associadas à supremacia branca. Além disso, é possível observar pedagogias que (re)produzem masculinidades constituídas através de uma esfera de dominância econômica e de dominação sexual de homens sobre as mulheres.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mauricio Nazarete Lopes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023-Presente). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019). Participa do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE/FURG, dedicando-se a linha de pesquisa: Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências. Atuando nos campos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos das Masculinidades, Culturas Juvenis, Juventudes. Editor assistente na Equipe Editorial da Revista Diversidade e Educação, revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Juliana Ribeiro de Vargas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul). Tem pesquisado temáticas tais como juventudes, gênero, sexualidades e periferias urbanas.

Published

2025-12-13

How to Cite

NAZARETE LOPES, Mauricio; COSTA RIBEIRO, Paula Regina; RIBEIRO DE VARGAS , Juliana. “LAMBO, MULHER, PISCINA E DINHEIRO...”: PEDAGOGIAS DAS MASCULINIDADES (RE)PRODUZIDAS ENTRE VICIADOS EM GRAND THEFT AUTO (GTA). Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2194–2216, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20046. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20046. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura