As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018

Autores/as

  • Diogo de Souza Lindenmaier UFSM
  • Maria Rosa Chitolina Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666

Palabras clave:

desenvolvimento sustentável, educação ambiental, estado da arte, ensino de ciências

Resumen

O presente estudo faz uma revisão do tipo estado da arte acerca do tema sustentabilidade em periódicos da área de Ensino. O objetivo principal foi conhecer as representações sociais de sustentabilidade que circulam neste meio científico. A metodologia usada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), onde emergiram sete núcleos figurativos, sendo o principal ligado a representação de manejo da natureza, predominância de saber técnico e meio ambiente como recursos naturais. Destaca-se ainda significativa frequência de artigos que não citam seu embasamento teórico. Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; educação ambiental; estado da arte; ensino de ciências. Social representations for sustainability and sustainable development in science teaching research: an evaluation of publications in national journals from 1996 to 2018 This paper reviews the state of the art on the topic of sustainability in educational journals. The objective was to know the social representations of sustainability that circulate in this scientific environment. The methodology used was the Discursive Textual Analysis. In the results emerged seven social representations, the main was linked to the representation of nature management, predominance of technical knowledge and environment as natural resources. Noteworthy is the significant frequency of articles that do not mention their theoretical basis. Key-words: sustainable development; environmental education; state of art;science teaching.

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Biografía del autor/a

Diogo de Souza Lindenmaier, UFSM

Licenciado em biologia, bacharel em ciências sociais, mestre em geografia e doutorando em educação em ciências PPGECQVS - UFSM

Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Lindenmaier, D. de S., & Chitolina, M. R. (2020). As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 617–643. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666

Número

Sección

Artigos