Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8132Palabras clave:
Avatar, Cinema e Ambientalismo, Educação Ambiental, Educação e Cinema, Estudos de Recepção.Resumen
O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada em 2010 com estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicado um questionário junto a 76 sujeitos que abordava questões relativas à percepção de certos aspectos presentes no filme Avatar, de James Cameron. O trabalho se vale, principalmente, das contribuições teóricas de Humberto Maturana e Elizabeth Ellsworth. O primeiro ajuda a fundamentar a prática educativa em educação ambiental enquanto um processo voltado para a mudança de conduta numa perspectiva de sensibilização ambiental. A segunda contribui com a análise dos dados na medida em que aponta caminhos para um diálogo entre aspectos referentes ao endereçamento da película e sua recepção. Por fim, a partir da pesquisa realizada, sugere-se algumas abordagens para o uso pedagógico do filme.Descargas
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Publicado
2019-05-28
Cómo citar
Avila colla, R. (2019). Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 223–234. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8132
Número
Sección
Artigos