Educação Ambiental Biorrizomática

Dimensões éticas, estéticas e poético-visuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14249

Palabras clave:

Educação Ambiental Biorrizomática, Dimensão estético ambiental, Fotografia, Verbovisual, Artes Visuais

Resumen

O artigo busca fundamentar a Educação Ambiental Biorrizomática – EAB1 a partir
de duas implicações do autor, seu modo de vida vegetariano e sua formação
acadêmica em Artes Visuais (graduação e pós-doutorado) e em Educação
Ambiental – EA (mestrado e doutorado). A relação mais direta entre a EAB e a
Educação Estético-Ambiental – EEA se dá por meio de suas dimensões estético
ambientais. Nesse sentido, a metodologia proposta promove a criação de
discursos verbovisuais entrecruzados pela produção poética do autor. Serão
considerados aspectos éticos e estéticos do estudo conceitual e a criação das
imagens fotográficas em interação com textos verbais. A intenção é elaborar um
tipo de texto que contribua com a compreensão desse caráter estético ambiental.

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Biografía del autor/a

Cláudio Tarouco de Azevedo, FURG / UFPel

Professor dos Cursos de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde - GPAES/CNPq.

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Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Tarouco de Azevedo, C. . (2022). Educação Ambiental Biorrizomática : Dimensões éticas, estéticas e poético-visuais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14249

Número

Sección

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica