O que fazem os egressos do programa de pós-graduação em educação ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11499

Palabras clave:

Educação, Educação Ambiental, Atuação Profissional, Pós-Graduação

Resumen

O objetivo do trabalho foi identificar, analisar, compreender e descrever a atuação dos egressos do PPGEA, utilizando dados coletados no sistema acadêmico da FURG, Plataforma Lattes, Linkedin e outros. Até 2018 foram titulados 343 mestres e 104 doutores. O Setor Público é o principal empregador, absorvendo 66,18% dos mestres e 74,04% dos doutores, enquanto o Setor Privado absorve respectivamente 15,16% e 12,50%. A atuação no Terceiro Setor é inexpressiva. Entre os egressos do mestrado, 75,90% não indicam a Educação Ambiental como tema principal de atuação, o mesmo ocorrendo com 73,12% dos doutores. A reduzida oferta de conteúdos de Ciências Naturais, essencial à compreensão do meio ambiente em sua totalidade, é analisada como uma das causas desse fenômeno.

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Biografía del autor/a

Luiz Carlos Krug, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Oceanologia (FURG), Mestrado em Oceanografia Biológica (PPGOB) e Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Professor Associado do Instituto de Oceanografia - IO-FURG.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Oceanologia (FURG) e Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Professora Associada do Instituto de Oceanografia - IO-FURG.

Citas

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Publicado

2021-10-29

Cómo citar

Krug, L. C., & Kitzmann, D. I. S. (2021). O que fazem os egressos do programa de pós-graduação em educação ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 290–315. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11499