Contar histórias de dunas na escola: o litoral e as mudanças ambientais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12473Keywords:
Clima, Zonas Costeiras, Participação Pública, Cidadania, Climate, Coastal Zones;, Public Participation, CitizenshipAbstract
Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma equipa interdisciplinar está a desenvolver um projeto europeu sobre dunas costeiras. Estes ambientes vistos geralmente como simples “montes de areias” são ecossistemas importantíssimos na dinâmica litoral e têm muitas histórias para contar. Com o objetivo de contribuir para a disseminação da ciência e fomentar a educação ambiental, foi proposto aos professores de uma turma do ensino básico a realização de um trabalho conjunto, para abordar o tema das dunas e desenvolver conteúdos que permitam a sua divulgação nas escolas. O que se apresenta neste artigo é justificação dessa proposta e os materiais que vão ser trabalhados. Espera-se que a experiência, depois de testada, possa ser replicada com outras turmas e grupos etários.
At the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon (Portugal), an interdisciplinary team is developing a European project on coastal sand dunes. These environments usually seen as simple “piles of sand” are very important coastal ecosystems and have many stories to tell. In order to foster science dissemination and environmental education, it was proposed to the teachers of a high school class to work together with researchers to develop content that allows the diffusion of dunes literacy at schools. This article presents the justification of this proposal and the materials that will be worked. This experience, once tested, is expected to be replicated with other classes and age groups.
Downloads
References
ABE, K. The woman in the dunes. New York: Alfred A. Knopf, 1964.
BASTOS, M.R.; FREITAS, J.G.; RIBEIRO, J.P.C. Climate: the great Maestro of life on Earth. History, Didactics and case studies. In: LEAL FILHO et al. (Eds.). Handbook of Climate Change Communication, vol. 3. Springer International Publishing, 2018.
BORTIER, P. Boisement du littoral & des dunes de la Flandres. Bruxelles: Typographie de Ch. Vanderauwera, 1874.
BRANDÃO, R. Os pescadores. Paris-Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1923. Disponível em: http://purl.pt/14695/4/res-4437-p_PDF/res-4437-p_PDF_24-C-R0150/res-4437-p_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf, Acesso em: 4 dez. 2020
BRÉMONTIER, N.T. Mémoire sur les dunes et particulièrement sur celles que se trouvent entre Bayonne et la Pointe de Grave, à embouchure de la Gironde. Annales des Ponts et Chaussées, Paris, 1.ª série, tomo V, 1833 [primeiro ano de publicação: 1797].
BUFFAULT, P. La côte et les dunes du Médoc. Souvigny: Imprimerie IEHL, 1897.
CALLICOTT, J.B. Thinking climate change like a planet. Notes from an environmental philosopher. In: SIPERSTEIN, S.; HELL, S.; LEMENAGER, S. (Orgs.). Teaching Climate Change in the Humanities. London and New York: Routledge, 2017, p. 79-85.
CAMPBELL, S. Making climate change our job. In: SIPERSTEIN, S.; HELL, S.; LEMENAGER, S. (Orgs.). Teaching climate change in the Humanities. London and New York: Routledge, 2017, p. 17-23.
CAPELA, J. V.; MATOS, H. (eds.). As freguesias dos distritos de Aveiro e Coimbra nas Memórias Paroquiais de 1758. Memória, História e Património. Braga, 2011.
O Couseiro ou memórias do Bispado de Leiria. Braga: Typographia Lusitana, 1868.
Culture Forestière. Extraits des ouvrages forestiers de M.M. Hartig et de Burgsdorff, sur les moyens de fixer les sables et de les planter en bois, traduits de l´allemand et communiqués par M. Baudrillart, Annales de L´Agriculture Françoise, Paris, t. XXVI, 1806.
ENDFIELD, G. Exploring particularity: vulnerability, resilience and memory in climate change discourses. Environmental History, 19, p. 303-310, 2014.
FRASER, J. Hope is a critical component in addressing Climate Change. Yale Climate Connections, 2019. Disponível em: https://yaleclimateconnections.org/2019/12/hope-is-a-critical-component-in-addressing-climate-change/?utm_source=Weekly+News+from+Yale+Climate+Connections&utm_campaign=646aa0b519-Weekly_Digest_of_December_16_20_2019&utm_medium=email&utm_term=0_e007cd04ee-646aa0b519-59332525, Acesso em: 30 nov. 2020
FREITAS, J.G. A política florestal nos últimos dois séculos: estudo sobre as intervenções nas dunas do litoral português. In: Tavares, A.; Tavares, M.J.; Cardoso, J.L. (eds.). Evolução geohistórica do litoral português e fenómenos correlativos. Geologia, História, Arqueologia e Climatologia. Lisboa: Universidade Aberta, 2004.
Gazeta de Lisboa. Lisboa, 1715-1810. Disponível em: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/GazetadeLisboa/GazetadeLisboa.htm, Acesso em: 2 dez. 2020.
GILLET-LAUMONT, M.M.; TESSIER; CHASSIRON. Rapport sur les différents Memóires de M. Brémontier. Lu à la Société d´Agriculture du Département de Seine, dans le séances des 5 et 19 février 1806. Annales des Ponts et Chaussées, Paris, 1.ª série, t. V, 1833.
GIRALDO, O.F.; TORO, I. Afectividad ambiental: sensibilidad, empatía, estéticas del habitar. Chetuma, Quintana Roo, México: El Colegio de la Frontera Sur e Universidad Veracruzana, 2020.
GLOTFELTY, C. Teaching Ecological Restoration in the Climate Change Century. In: SIPERSTEIN, S.; HELL, S.; LEMENAGER, S. (Orgs.). Teaching climate change in the Humanities. London and New York: Routledge, 2017, p. 177-183.
GUEDES, R.T. Não devíamos estar todos a falar sobre os furacões na América Central. Courrier International, 20 nov. 2020. Disponível em: http://mkt.news.trustinnews.pt/vl/2b8993bfe7a632-2d1d6a9cf6c2cc28c8-a432abfeo1eHAtte241te2587766c42, Acesso em: 23 nov. 2020.
GUIMARÃES, A.P.; BARBOSA, J.L.; FONSECA, L.C. Falas da Terra. Natureza e Ambiente na tradição popular portuguesa. Lisboa: Edições Colibri e Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, 2004.
HERBERT, F. Dune. London: Hodder & Stoughton, 2015.
JONAS, H. Le principe responsabilité: une éthique pour la civilisation technologique. Paris: CERF, 1992.
LAFARGUE, C. Les dunes de Gascogne. Cannes: L´Imprimerie à l´École, 1949. Disponível em: https://www.icem-freinet.fr/archives/bt/bt9/bt9.pdf, Acesso em: 5 dez. 2020.
LEDRU-ROLLIN. Journal du Palais. Répertoire genéral, contenant la Jurisprudence de 1791 à 1845, l' Histoire du Droit, la Législation et la Doctrine des Auteurs. Paris: Bureau du Journal du Palais, v. V, 1845-54.
KAUFMAN, W.; PILKEY, O. The beaches Are moving. The drowning of America’s shoreline. Garden City, New York: Anchor Press/Doubleday, 1979.
MACGREGOR, N. A history of the world in 100 objects. London: Penguin Books, 2012.
MARSH, G.P. The Earth as modified by human action. A last revision of “Man and Nature”. New York: Charles Scribner’s Sons, 1907.
MARTINEZ, M.L.; PSUTY, N.P.; LUBKE, R.A. A Perspective on Coastal Dunes. In: MARTINEZ, M.L.; PSUTY, N.P. (eds.). Coastal dunes. Ecology and Conservation. Berlin: Springer, 2004.
Memórias Paroquiais, manuscrito, 44 vols., 1758. Disponível em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4238720, Acesso em: 20 nov. 2020.
NEUMANN, B.; VAFEIDIS, A.; ZIMMERMANN, J.; NICHOLLS, R. Future coastal population growth and exposure to sea-level rise and coastal flooding - A global assessment. PLOS ONE, 10, no. 3, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0118571, Acesso em 4 dez. 2020.
NIEMEYER, H.D.; EIBEN, H.; ROHDE, H. History and Heritage of German Coastal Engineering. In: KRAUS, N.C. (ed.). History and Heritage of Coastal Engineering. New York: American Society of Civil Engineers, 1996.
NORDSTROM, K.F. Beach and dune restoration. New York: Cambridge Press, 2008.
O’ CONNELL, J. Coastal dune protection & restoration, using Cape American beach grass and fencing. Woods Hole, MA: Woods Hole Oceanographic Institution, 2008.
O’RIORDAN, T.; WATKINSON, A.; MILIGAN, J. Living with a changing coastline: exploring new forms of governance for sustainable coastal futures. Technical Report n.º 49. Tyndall Center for Climate Change, 2006. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.128.5278&rep=rep1&type=pdf, Acesso em: 30 nov. 2020.
ORTIGÃO, R. As praias de Portugal. Guia do banhista e do viajante. Porto: Livraria Universal de Magalhães & Moniz Editores, 1876. Disponível em: https://archive.org/details/aspraiasdeportu00pimegoog/page/n10/mode/2up , Acesso em: 4 dez. 2020
PEDRO, A.; LIBÓRIO, O. Ética da Responsabilidade (Jonas) e Ética da Discussão (Habermas). Contributos do pensamento filosófico nos sistemas de formação do Ensino Superior. Conferência feita na Universidade da Corunha (Espanha), set. 2007. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/6987, Acesso em: 25 nov. 2020.
PIMENTEL, C.S. Arborização dos areaes do littoral, 1973 [manuscrito], [Biblioteca do Instituto Superior de Agronomia, Lisboa].
REIS, F. José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p18.html, Acesso em 24 nov. 2020.
Restoring the Oregon´s dunes. The bid to save a national treasure. Oregon Dunes Restoration Collaborative. Disponível em: https://www.saveoregondunes.org/wp-content/uploads/2018/02/Dunes-Restoration-Strategy.pdf , Acesso em: 5 dez. 2020.
RIBEIRO, A. A batalha sem fim. Lisboa: Livraria Bertrand, 1932.
RIBEIRO, C.; DELGADO, J.F.N. Relatório acerca da arborização geral do país apresentado a sua Ex.ª o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria em resposta aos quesitos do artigo 1.º do decreto de 21 de Setembro de 1867. Lisboa: Tipografia da Academia das Ciências, 1868.
SILVA, J.B.A. Memória sobre a necessidade e utilidade do plantio de novos bosques em Portugal, Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1815.
TEMPLE, S. Forestation and its discontents: the invention of an uncertain landscape in Southwestern France, 1850 – Present. Environment and History, v. 17, p. 13-34, 2011.
WHITE, S. Historians and climate change. Perspectives on History, Oct. 2012. Disponível em: https://www.historians.org/publications-and-directories/perspectives-on-history/october-2012/historians-and-climate-change , Acesso em: 27 Ago. 2017.
WILKIE, M.L. From dune to forest: biological diversity in plantations established to control drifting sand. Unasylva, n. 209, 2002.
WINIWARTER, V.; SCHMID, M; DRESSEL, G. Looking at the half a millennium of coexistence: the Danube in Vienna as a socio-natural site. Water History, n.º 5, p. 101-119, 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12685-013-0079-x , Acesso em: 14 mai. 2015.
WOLTON, D. É mais fácil ser um bom internauta do que ter relações amorosas. Entrevista por Sara Belo Luís. Visão, 17 mar. 2019. Disponível em: https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2019-03-17-dominique-wolton-e-mais-facil-ser-um-bom-internauta-do-que-ter-relacoes-amorosas/, Acesso em: 23 nov. 2020
WOLTON, D. Il faut sauver la communication. Revista Famecos, Porto Alegre, n.º 27, p. 15-17, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Joana Gaspar de Freitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.