Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar

Rodrigo Avila colla

Resumo


O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada em 2010 com estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicado um questionário junto a 76 sujeitos que abordava questões relativas à percepção de certos aspectos presentes no filme Avatar, de James Cameron. O trabalho se vale, principalmente, das contribuições teóricas de Humberto Maturana e Elizabeth Ellsworth. O primeiro ajuda a fundamentar a prática educativa em educação ambiental enquanto um processo voltado para a mudança de conduta numa perspectiva de sensibilização ambiental. A segunda contribui com a análise dos dados na medida em que aponta caminhos para um diálogo entre aspectos referentes ao endereçamento da película e sua recepção. Por fim, a partir da pesquisa realizada, sugere-se algumas abordagens para o uso pedagógico do filme.

Palavras-chave


Avatar; Cinema e Ambientalismo; Educação Ambiental; Educação e Cinema; Estudos de Recepção.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8132

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