Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal

Washington Luiz dos Santos Ferreira, Karina Ferreira Sanchez, Carolina Cavalcanti Nascimento

Resumo


Muitas das práticas propagadas como “Educação Ambiental” nos empreendimentos com cativeiro animal (Zoológicos, Aquários e similares) exibem contradições e condutas antieducativas e antiéticas, estimulando valores e comportamentos pueris e consumistas, antropocêntricos e alienantes, situando-se na contramão dos avanços históricos do campo de conhecimento e da práxis da Educação Ambiental contemporânea, crítica e transformadora. Entendemos como necessário refletir sobre a ideologia de dominação e a coisificação da vida, subjacentes à pretensão de rotular como Educação Ambiental as atividades de entretenimento e lazer desenvolvidas nestes empreendimentos, que se utilizam da vida animal encarcerada, como fonte de captação de recursos financeiros e como justificativa para a manutenção comercial dos mesmos.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Cativeiro Animal, Contradições, Alienação.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826

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