A Educação Ambiental em diálogo com a educação profissional: em busca de racionalidades éticas e emancipatórias

Ana Raquel de Souza Rodrigues, Mariluza Sartori Deorce

Resumo


O artigo apresenta potencialidades emancipatórias que perpassam as redes ambientais de um curso técnico e problematizam a racionalidade moderna. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado intitulada “Caminhos para uma educação ambiental crítica como centro de forças no currículo do curso técnico em Mecânica do Ifes/campus Vitória”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e, para fins de coleta de dados, utilizou-se de entrevistas e grupos focais com educandos e professores do curso técnico em Mecânica. Conclui-se que o campo ambiental constitui-se mediação importante na visibilidade e na emergência de racionalidades ancoradas em posturas éticas, sintonizadas com uma educação técnica comprometida com um projeto de cidadania ampliada e de uma formação humana integral.

Palavras-chave


Educação ambiental; Educação técnica; Transição paradigmática

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