Educação ambiental crítica e tecnologia social
perspectivas extensionistas para as formações em engenharia
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19834Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica. Tecnologia Social. Experiências de Extensão. Formação em Engenharia.Resumo
Critical environmental education and social technology: extension perspectives for engineering training
A formação em engenharia, tradicionalmente pautada por uma lógica tecnicista e instrumental, vem sendo desafiada por abordagens que integram dimensões sociais, políticas e ambientais. Este artigo analisa como a articulação entre Educação Ambiental Crítica (EAC) e Tecnologia Social (TS) pode contribuir para a formação de engenheiros comprometidos com a transformação socioambiental. A partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram examinadas duas experiências extensionistas. A análise considerou aspectos como participação, co-produção de conhecimento, território e formação política. Os resultados mostram que essas experiências estimulam aprendizagens que desafiam o modelo tecnocrático, promovendo reflexão crítica. Conclui-se que a integração entre TS e EAC favorece a construção de novas formas de consciência na engenharia, preenchendo lacunas teóricas e apontando caminhos práticos para a reformulação curricular e o fortalecimento da extensão universitária crítica.
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