Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525

Palavras-chave:

filosofia, educação escolar indígena, narrativas, epistemologia, decolonialidade

Resumo

Indigenous schools and narratives in the Sertão Pernambucano: the science of Caatinga

A educação escolar indígena, a filosofia e as narrativas indígenas perpassam e constroem nossos mundos. O presente trabalho tem como objetivo problematizar através de uma leitura crítica e decolonial a necessidade de inclusão de narrativas novas relações de poder para com o instrumento escolar dentro das comunidades indígenas. A metodologia utilizada no texto é de caráter bibliográfico e explicativo diante das vivências do autor do trabalho na região do Sertão de Pernambuco. Acredita-se que a superação do modelo colonial e eurocêntrico já deve ser o ponto focal de uma estrutura ultrapassada que violentamente oprime as narrativas e formas de ser e viver dos Povos Indígenas dentro de suas comunidades.

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Biografia do Autor

Eduardo Vergolino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2006), graduação (Bacharelado) em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Indigenous Studies - University of Manitoba (2022). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Vergolino, E. (2025). Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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