Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525Palavras-chave:
filosofia, educação escolar indígena, narrativas, epistemologia, decolonialidadeResumo
Indigenous schools and narratives in the Sertão Pernambucano: the science of Caatinga
A educação escolar indígena, a filosofia e as narrativas indígenas perpassam e constroem nossos mundos. O presente trabalho tem como objetivo problematizar através de uma leitura crítica e decolonial a necessidade de inclusão de narrativas novas relações de poder para com o instrumento escolar dentro das comunidades indígenas. A metodologia utilizada no texto é de caráter bibliográfico e explicativo diante das vivências do autor do trabalho na região do Sertão de Pernambuco. Acredita-se que a superação do modelo colonial e eurocêntrico já deve ser o ponto focal de uma estrutura ultrapassada que violentamente oprime as narrativas e formas de ser e viver dos Povos Indígenas dentro de suas comunidades.
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