Epistemologias contracolonilalistas: questões ambientais e saberes quilombolas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17862

Palavras-chave:

Colonialismo , Quilombo, Meio Ambiente, Saberes, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Countercolonialist epistemologies: environmental issues and quilombola knowledge

O artigo realiza uma análise sobre a crise ambiental atual, a partir de um olhar crítico sobre o processo de colonização das américas e os saberes trazidos pelas epistemologias contra colonialistas. Para tanto, a pesquisa foi estruturada de modo qualitativo e utilizou a revisão bibliográfica das obras do autor, filósofo, poeta e mestre quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo). O estudo revelou a insuficiência da visão euro cristã colonialista, dominante nas ciências, produção e estilos de vida, para resolver problemas ambientais atuais. Portanto, é necessário aliar-se a saberes marginalizados em nossa história. E que na ancestralidade, esses conhecimentos sempre preservaram o planeta e respeitaram os direitos da natureza. Dessa forma, pretende-se apresentar neste estudo, através das obras do Nêgo Bispo, formas de construir caminhos mais respeitosos e harmoniosos com o Planeta Terra.

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Biografia do Autor

Maria Tainá Paulo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Políticas Públicas e Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Graduada  em  Psicologia  pela  Universidade  Federal  do Ceará  (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Quixeramobim (Uniq).

Nara Maria Forte Diogo Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Rodrigues de Sousa Paulo, M. T., & Forte Diogo Rocha, N. M. (2025). Epistemologias contracolonilalistas: questões ambientais e saberes quilombolas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–17. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17862

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