Pestes constituindo ambientes

sentidos da periferia sul global

Autores

  • Roberth De-Carvalho Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13497

Palavras-chave:

Sentidos de ambiente, Historiografia da peste, Vigilância epidemiológica, Vigilância epistemológica, Análise de discurso

Resumo

As inter-relações entre sujeito, ambiente e tecnociência vêm experimentando grandes desafios de projetos liberais. Isso se acirra em eventos com pestes, uma vez que estas dizimam parcelas expressivas de populações da periferia Sul global. Pela Análise de Discurso franco-brasileira, selecionamos divulgações de historiografias que abordam sobre pestes ao longo da história, para compreender as inferências sobre o imaginário daqueles ambientes, e como tais eventos promoveram o que entendemos por vigilância epidemiológica e epistemológica, constituindo outros ambientes. Das análises, depreendemos que as pestes operam importantes relações de poder e de força, deflagrando importantes sentidos para a educação tecnocientífica e ambiental.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

De-Carvalho, R. (2022). Pestes constituindo ambientes: sentidos da periferia sul global. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 72–101. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13497

Edição

Seção

Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19