Contar histórias de dunas na escola: o litoral e as mudanças ambientais

Autores

  • Joana Gaspar de Freitas Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12473

Palavras-chave:

Clima, Zonas Costeiras, Participação Pública, Cidadania, Climate, Coastal Zones;, Public Participation, Citizenship

Resumo

Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma equipa interdisciplinar está a desenvolver um projeto europeu sobre dunas costeiras. Estes ambientes vistos geralmente como simples “montes de areias” são ecossistemas importantíssimos na dinâmica litoral e têm muitas histórias para contar. Com o objetivo de contribuir para a disseminação da ciência e fomentar a educação ambiental, foi proposto aos professores de uma turma do ensino básico a realização de um trabalho conjunto, para abordar o tema das dunas e desenvolver conteúdos que permitam a sua divulgação nas escolas. O que se apresenta neste artigo é justificação dessa proposta e os materiais que vão ser trabalhados. Espera-se que a experiência, depois de testada, possa ser replicada com outras turmas e grupos etários.

At the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon (Portugal), an interdisciplinary team is developing a European project on coastal sand dunes. These environments usually seen as simple “piles of sand” are very important coastal ecosystems and have many stories to tell. In order to foster science dissemination and environmental education, it was proposed to the teachers of a high school class to work together with researchers to develop content that allows the diffusion of dunes literacy at schools. This article presents the justification of this proposal and the materials that will be worked. This experience, once tested, is expected to be replicated with other classes and age groups.

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Biografia do Autor

Joana Gaspar de Freitas, Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Doutorada em História Contemporânea, é investigadora integrada do Centro de História da Universidade de Lisboa. Desde 2018, coordena o projeto Sea, Sand, People. An Environmental History of Coastal Dunes, sedeado na Faculdade de Letras de Lisboa. O DUNES é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), através do Programa da União Europeia de Investigação e Inovação Horizonte 2020 (Acordo n.º 802918).

 

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Gaspar de Freitas, J. (2021). Contar histórias de dunas na escola: o litoral e as mudanças ambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 224–250. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12473

Edição

Seção

Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais