Perceber para pertencer: uma reflexão sobre topofilia na Comunidade Tradicional Caiçara da Ilha Diana/Santos-SP

Autores

  • Victor Pinto Rajab Universidade Federal de São Paulo
  • Luciana Aparecida Farias Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Ciências Ambientais https://orcid.org/0000-0003-3343-3403
  • Cristina Rossi Nakayama Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11628

Palavras-chave:

percepção ambiental, representações sociais, educação ambiental, cultura caiçara, Ilha Diana

Resumo

O mundo de hoje nos pressiona por transformações. Neste sentido, até quando uma comunidade ainda reconhecidamente tradicional, conseguirá manter a transmissão da própria cultura e tradições para as futuras gerações? Dentro dessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental dos moradores da comunidade tradicional caiçara da Ilha Diana, localizada próximo ao Complexo Portuário do município de Santos/SP. O trabalho envolveu crianças em idade escolar e adultos da região. Os resultados obtidos permitiram avaliar a presença ou não de sentimentos topofílicos entre os moradores, bem como avaliar qual o papel da escola neste processo de manutenção da cultura caiçara na Ilha Diana

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Rajab, V. P., Farias, L. A., & Nakayama, C. R. (2021). Perceber para pertencer: uma reflexão sobre topofilia na Comunidade Tradicional Caiçara da Ilha Diana/Santos-SP. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 373–404. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11628