Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2018: Edição Especial EDEA, n. 1
2018: Edição Especial EDEA, n. 1
Publicado:
2018-11-26
Editorial
Editorial
Vilmar Alves Pereira
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8582
Artigos
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular
The integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular Environmentalization
La integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
Willian Daniel Pessoa, Junior Cesar Mota, Suzi Samá
4-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8559
Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e Epistemologia
An immanent reading of texts that comment about Environmental Education and Epistemology
Una lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología
Tamires Lopes Podewils, Alana das Neves Pedruzzi, Luis Fernando Minasi
20-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8560
O Encontro como potência para a realização da ética transdisciplinar
The Encounter as a potency for the realization of transdisciplinary ethics
El Elcuentro como potencia de realización de la ética transdisciplinaria
Samuel Lopes Pinheiro, Humberto Calloni, Florent Pasquier
35-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8561
Os desafios da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: percepções dos participantes das Comissões Organizadoras Estaduais
The challenges of the National Children and Youth Conference for the Environment: perceptions of the participants of the Organizing Commissions
Los desafíos de la Conferencia Nacional Infantojuvenil por el Medio Ambiente: percepciones de los participantes de las Comisiones Organizadoras
Josmaria Lopes de Morais, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella
49-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8562
Práticas e Concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente em contexto não formal
Practices and Conceptions of Environmental Education and Environment in non-formal context
Prácticas y Concepciones de Educación Ambiental y Medio Ambiente en contexto no formal
Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmann
63-74
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8563
Racionalidade Ambiental: possibilidades para a Educação Profissional
Environmental Rationality: possibilities for Professional Education
Racionalidad Ambiental: posibilidades para la Educación Profesional
Márcia Madeira Malta, Vilmar Alves Pereira
75-87
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8564
Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária as pesquisas em Educação Ambiental
Environmental sustainability, ethics in human relations and afectivas interactions: triad necessary research in Environmental Education
Sustentabilidad ambiental, la ética en las relaciones humanas y las interacciones afectivas: tríada necesaria las investigaciones en Educación Ambiental
Eliane Lima Piske, Mariana Costa Neuwald, Narjara Mendes Garcia
88-101
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8565
O Trabalho Associativo em Empreendimento de Economia Solidária e o papel da Educação Ambiental Crítica, Emancipatória e Transformadora
The Associative Work in Development of Solidarity Economy and the role of Critical, Emancipatory and Transformative Environmental Education
El trabajo asociativo en emprendimiento de economía solidaria y el papel de la Educación Ambiental Crítica, Emancipatoria y Transformadora
Marcia Borges Umpierre, Thierri Silva Pecke, Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
102-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8566
Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental
Current public policies in Brazil: the silence of environmental education
Políticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental
Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho
115-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8567
O trabalho da mulher do campo a partir da perspectiva da educação ambiental
The work of rural women from the perspective of environmental education
El trabajo de la mujer del campo desde la perspectiva de la educación ambiental
Denise Lenise Machado, Alice Poche Gabriel, João Pedro Capeleto Massia
128-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8568
A Educação Ambiental diante da crise planetária
Environmental education in the face of the planetary crisis
La Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria
Daniela Vieira Costa Menezes
139-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8569
A relevância dos conceitos arendtianos para uma ética ambiental
The significance of Arendtian concepts to an environmental ethics
La relevancia de los conceptos arendtianos para una ética ambiental
Isabel Cristina Dalmoro, Nuno Pereira Castanheira
152-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8570
A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEA
The Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEA
El enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
Andréa Bulloza Trigo Passos, Viviane Aquino Zitzke
167-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8571
Programa de Educação Ambiental – PIEASINOS: relato de uma “morte” anunciada
Environmental Education Program -PIEASINOS: report of a "death" announced
Programa de Educación Ambiental -PIEASINOS: relato de una "muerte" anunciada
Rildo Goulart Peres, Thaís Presa Martins, Nádia Geisa Silveira de Souza
182-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8572
Os discursos de mulheres atingidas por barragem bordados em Arpilleras : resistência ou silenciamento?
The discourses of women affected by barrages embroidered in Arpilleras: resistance or silencing?
Los discursos de mujeres golpeadas por represas bordados en Arpilleras: resistencia o silenciamiento?
Anelize Queiroz Amaral, Paola Alves, Isabella Cristina Galvan Dias
195-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8573
Projeto “Adote uma Escola”: Vivência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felício no Município De Pelotas/ RS.
Project “Adote uma Escola”: Experience of the public Shcool Felicio in the Municipality of Pelotas/ RS.
Proyecto “Adote uma Escola”: Vivencia de la escuela Publica Felicio en el Municipio de Pelotas/ RS.
Josi Madruga Brito, Gabriele Volkmer
211-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8574
Educação ambiental: uma proposta para a Educação Infantil
Environmental education: a proposal of early childhood education
Educación ambiental: una propuesta de educación infantil
Carolina Busik, Carolina Calixto Soletti, Karen Caon
226-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8575
Uma proposta de diálogo entre Paulo Freire e a Educação Ambiental Crítica
A dialogue proposal between Paulo Freire and the Critical Environmental Education
Una propuesta de diálogo entre Paulo Freire y la Educación Ambiental
Heloísa Giron, José Luís Schifino Ferraro
239-252
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8576
Água: a experiência dos programas de Educação Ambiental promovidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) no Município de Uberlândia
Water: the experience of the Environmental Education programs promoted by the Municipal Department of Water and Sewer (DMAE) in the Municipality of Uberlândia
Agua: la experiencia de los programas de Educación Ambiental promovidos por la Secretaría Municipal de Aguas y Alcantarillas (DMAE) en el Municipio de Uberlândia
Thaís Salgado Silva, Taynara Laís Martins de Oliveira, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
253-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8577
A Sala Verde como espaço dinamizador da educação ambiental no ensino profissional de nível técnico
The Green Room as a space for revitalizing environmental education in vocational education at the technical level
La Sala Verde como espacio dinamizador de la educación ambiental en la enseñanza profesional de nivel técnico
Vívian Soares de Almeida, Lilian Couto Cordeiro Estolano, Ana Maria Dantas Soares
267-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8578
Concepções de meio ambiente e de educação ambiental de um grupo de professores da educação básica e a influência destas nos projetos ambientais desenvolvidos
Environmental and environmental conceptions of a teaching group of basic education and the influence of environmental development projects
Concepciones de medio ambiente y educación ambiental de un grupo de profesores de la educación básica y la influencia de los proyectos ambientales desarrollados
Leonardo Barboza Benites, Allyson Henrique Souza Feiffer, Ailton Jesus Dinardi
281-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8579
A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formação
The insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of training
La inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
Haline da Silva Miotto, Raul Calixto Gonçalves, Ailton Jesus Dinardi
295-307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8583
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimento
Environmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledge
Educación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
Gerson Luiz Buczenko, Maria Arlete Rosa
308-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8581
Estudo do geoprocessamento utilizando a dinâmica da caça ao tesouro
Geoprocessing study using the dynamics of treasure hunt
Estudio del geoprocesamiento utilizando la dinámica de la caza del tesoro
Deyverson Mesquita Freitas, Neuma Teixeira dos Santos
323-334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8584
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores