A Educação Ambiental diante da crise planetária
Environmental education in the face of the planetary crisis
La Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria

Daniela Vieira Costa Menezes

Resumo


Desde a organização das primeiras sociedades de caçadores-coletores até o desenvolvimento da vida sedentária, o ser humano foi transformando as paisagens dos ambientes naturais do nosso planeta. Atualmente, há uma crise planetária decorrente dos meios de produção e de consumo, em um modo de vida urbano pautado na tecnologia. Paralelamente, há um movimento internacional pela Educação Ambiental, visando o combate à crise instaurada. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o potencial da Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e criativa, a partir em uma abordagem freireana. Uma vez que os mecanismos de solução se pautam nos mesmos princípios que geraram a crise, é necessário que a Educação Ambiental se constitua a partir de seu potencial transformador, ao invés de servir ao Desenvolvimento Sustentável.

From the organization of the first societies of hunter-gatherers to the development of sedentary life, the human being has transforming the landscapes of the natural environments of Pour planet. Nowadays, there is a planetary crisis resulting from the means of production and consumption, in an urban way of life based on technology. At the same time, there is an international movement for Environmental Education, aimed at combating the crisis. The present work proposes to reflect on the potential of Environmental Education in a critical and creative perspective, starting from a Freirean approach. Since the solution mechanisms are based on the same principles that generated the crisis, it is necessary that Environmental Education be constituted from its transformative potential, instead of serving the Sustainable Development.

Desde la organización de las primeras sociedades de cazadores-colectores hasta el desarrollo de la vida sedentaria, el ser humano fue transformando los paisajes de los ambientes naturales del nuestro planeta. Actualmente, hay una crisis planetaria derivada de los medios de producción y de consumo, en un modo de vida urbano pautado en la tecnología. Paralelamente, hay un movimiento internacional por la Educación Ambiental, buscando el combate a la crisis instaurada. El presente trabajo se propone reflexionar sobre el potencial de la Educación Ambiental desde una perspectiva crítica y creativa, a partir de un enfoque freireano. Una vez que los mecanismos de solución se basan en los mismos principios que generaron la crisis, es necesario que la Educación Ambiental se constituya a partir de su potencial transformador, en lugar de servir al Desarrollo Sostenible.

Palavras-chave


Educação Ambiental Transformadora; Crises socioambientais.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, I. C. M. O ‘ambiental’ como valor substantivo: uma reflexão sobre a indentidade da educação ambiental. In: Sauvé, L. Orellana, I. Sato, M. Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal, Publications ERE- UQAM, 2002, Tomo I, pp 85-90 (versão em português).

CRUZ, R. et al. Paulo Freire, um Educador Ambiental: apontamento críticos sobre a educação ambiental a partir do pensamento freireano. DELOS – Revista Desarrollo Local Sostemble. Grupo Eurned.net y Red Academica Iberoamericana Local Global. Vol. 5, nº13. Fevereiro de 2012. Disponível em acesso em 7/02/2014, às 10h15.

DICKMANN, I. & CARNEIRO, S. Paulo Freire e Educação Ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Cuiabá: R. Educ. Públ., v 21, nº 45, p. 87-102, jan/ abr 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: BRASIL. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, C. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MORIN, E. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8569

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.