DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3394Palabras clave:
modernidade, crise cultural e educacional, emergências cognitivas, modernidades múltiplasResumen
Neste artigo, buscou-se localizar a origem do debate sobre crise na modernidade, partindo-se de leituras diferentes de sua gênese: se há uma singularidade própria ocidental e capitalista, com uma crise de fechamento do sistema sobre si mesmo, ou se essa crise responde à “modernidades múltiplas”(segundo EISENSTADT (2003) e outros), pontuadas por diversas crises e com possibilidades de criação de alternatividades, tanto na cultura como na educação. Uma dessas crises aqui analisadas é a crise representacional, na qual a ideia de ‘ciência’ sofre uma crítica fundamental, tanto nas suas bases epistemológicas, como nas práticas metodológicas de sua produção. A possibilidade dessa superação está diretamente ligada à ressignificação do conhecimento que deve estar profundamente comprometido com os limites e as possibilidades de uma vida razoável para a sobrevivência de nosso Planeta e das sociedades humanas que nele habitam e interagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-12
Cómo citar
Floriani, D. (2013). DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3394
Número
Sección
Artigos