DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE

Autores/as

  • Dimas Floriani

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3394

Palabras clave:

modernidade, crise cultural e educacional, emergências cognitivas, modernidades múltiplas

Resumen

Neste artigo, buscou-se localizar a origem do debate sobre crise na modernidade, partindo-se de leituras diferentes de sua gênese: se há uma singularidade própria ocidental e capitalista, com uma crise de fechamento do sistema sobre si mesmo, ou se essa crise responde à “modernidades múltiplas”(segundo EISENSTADT (2003) e outros), pontuadas por diversas crises e com possibilidades de criação de alternatividades, tanto na cultura como na educação. Uma dessas crises aqui analisadas é a crise representacional, na qual a ideia de ‘ciência’ sofre uma crítica fundamental, tanto nas suas bases epistemológicas, como nas práticas metodológicas de sua produção. A possibilidade dessa superação está diretamente ligada à ressignificação do conhecimento que deve estar profundamente comprometido com os limites e as possibilidades de uma vida razoável para a sobrevivência de nosso Planeta e das sociedades humanas que nele habitam e interagem.

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Biografía del autor/a

Dimas Floriani

Doutor em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Pós-doutorado no El Colegio de México. Atua no Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e no Departamento de Ciências Sociais (UFPR). Seu último livro tem como título : Conhecimento, Meio Ambiente e Globalização (Juruá-PNUMA), 2004.

Publicado

2013-03-12

Cómo citar

Floriani, D. (2013). DIVERSIDADE CULTURAL, DESAFIOS EDUCACIONAIS E SISTEMAS COGNITIVOS: PARA PENSAR UMA MODERNIDADE EM CRISE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3394

Número

Sección

Artigos