OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO E DA PRÁTICA SÓCIO-AMBIENTAIS

Autores

  • Dimas Floriani

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3390

Palavras-chave:

sociedade sustentavel, práticas sócio-ambientais.

Resumo

O presente artigo visa identificar criticamente alguns fundamentos epistemológicos para pensar os obstáculos e as potencialidades das teorias e das ações humanas sobre o significado do ‘desenvolvimento sustentável’. A construção desse significado é plural, objeto de disputas de significados sobre o que é ciência e como esta se relaciona com os demais conhecimentos produzidos culturalmente. Por sua vez, a educação sócio-ambiental se apropria desses diversos sentidos e deve responder a eles, de uma maneira adequada, segundo as diversas concepções teóricas que inspiram a noção de ‘sociedade sustentável’. Os dispositivos cognitivos podem operar também como nexo entre teoria e ação social.

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Biografia do Autor

Dimas Floriani

Doutor em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Pós-doutorado no El Colegio de México. Atua no Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e no Departamento de Ciências Sociais (UFPR). Seu último livro tem como título : Conhecimento, Meio Ambiente e Globalização (Juruá-PNUMA), 2004.

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Floriani, D. (2013). OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO E DA PRÁTICA SÓCIO-AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3390

Edição

Seção

Artigos