EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO

Autores

  • Sérvio Túlio Portela Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Francisco de Assis Braga Universidade Federal de Viçosa. Campus Florestal, Minas Gerais.
  • Helena Alvim Ameno Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Fundação Educacional de Minas Gerais. Divinópolis – Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3905

Palavras-chave:

Meio ambiente, educação ambiental, prática docente.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de investigação sobre as percepções de meio ambiente e educação ambiental de professores de ensino médio. Parte-se do pressuposto de que meio ambiente e educação ambiental extrapolam o contorno meramente biológico ou naturalista, para se revelarem imbricados com dimensões históricas, sociais, culturais e políticas. Realiza-se análise qualitativa de 25 entrevistas semiestruturadas em cinco escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais, considerando-se as categorias convencional e transformadora de educação ambiental, e as visões naturalista, globalizante e antropocêntrica de meio ambiente. Os resultados revelaram flagrante predomínio da orientação conservadora na percepção docente quanto à educação ambiental, apontando para a necessidade de se ampliar o diagnóstico e a proposição de políticas efetivas e eficazes que possam ensejar reorientação identificada com a ótica transformadora, sob pena de não se reverter o quadro de crise ambiental (e de paradigmas) que se tem na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Sérvio Túlio Portela, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Universidade do Estado de Minas Gerais. Campus da Fundação Educacional de Divinópolis - Av. Paraná, 3001- 35501-170 - Divinópolis – Minas Gerais.

Francisco de Assis Braga, Universidade Federal de Viçosa. Campus Florestal, Minas Gerais.

Doutor em Ciência Florestal. Docente na Universidade Federal de Viçosa. Campus Florestal - Rodovia LMG 818 km 6 - 35690-000- Florestal - Minas Gerais

Helena Alvim Ameno, Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Fundação Educacional de Minas Gerais. Divinópolis – Minas Gerais.

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa. Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Fundação Educacional de Minas Gerais. Av. Paraná, 3001- 35501-170 - Divinópolis – Minas Gerais.

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

Portela, S. T., Braga, F. de A., & Ameno, H. A. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE A INTENÇÃO E A AÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3905