A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS ATRAVÉS DA A3P (AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) COMO UMA NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO

Authors

  • Alexandre Hüller Prefeitura Municipal de Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3522

Keywords:

Gestão ambiental, Agenda Ambiental na Administração Pública, Educação Ambiental.

Abstract

A gestão ambiental municipal pode ser entendida como um processo político administrativo que atribui ao Poder Público Local, tanto na esfera executiva como na legislativa, e com a participação da sociedade civil organizada, para formular, implementar e avaliar as políticas ambientais expresses em planos, programas e projetos, no sentido de ordenar as ações do município. A implantação da A3P em órgão públicos tem o objetivo de implantar um Sistema de Gestão Ambiental em toda a sua organização, combatendo o desperdício dos bens públicos e recursos naturais, além de incluir critérios socioambientais nos investimentos e uma valorização social dos servidores, e constitui-se em uma nova proposta de gestão que incentiva a educação ambiental. A Agenda pretende instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração pública, visando à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos para o combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho. Dessa forma o artigo apresenta uma nova proposta de gestão ambiental que aos poucos vem sendo adotados pelos mais diversos segmentos públicos no Brasil e estimulada através da comissão gestora da A3P do Ministério do Meio Ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandre Hüller, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo

Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Santo Ângelo

Published

2013-04-19

How to Cite

Hüller, A. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS ATRAVÉS DA A3P (AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) COMO UMA NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3522