A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS ATRAVÉS DA A3P (AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) COMO UMA NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO

Autores/as

  • Alexandre Hüller Prefeitura Municipal de Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3522

Palabras clave:

Gestão ambiental, Agenda Ambiental na Administração Pública, Educação Ambiental.

Resumen

A gestão ambiental municipal pode ser entendida como um processo político administrativo que atribui ao Poder Público Local, tanto na esfera executiva como na legislativa, e com a participação da sociedade civil organizada, para formular, implementar e avaliar as políticas ambientais expresses em planos, programas e projetos, no sentido de ordenar as ações do município. A implantação da A3P em órgão públicos tem o objetivo de implantar um Sistema de Gestão Ambiental em toda a sua organização, combatendo o desperdício dos bens públicos e recursos naturais, além de incluir critérios socioambientais nos investimentos e uma valorização social dos servidores, e constitui-se em uma nova proposta de gestão que incentiva a educação ambiental. A Agenda pretende instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração pública, visando à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos para o combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho. Dessa forma o artigo apresenta uma nova proposta de gestão ambiental que aos poucos vem sendo adotados pelos mais diversos segmentos públicos no Brasil e estimulada através da comissão gestora da A3P do Ministério do Meio Ambiente.

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Biografía del autor/a

Alexandre Hüller, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo

Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Santo Ângelo

Publicado

2013-04-19

Cómo citar

Hüller, A. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS ATRAVÉS DA A3P (AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) COMO UMA NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3522