Educação Ambiental e Patrimonial
um estudo da produção de vídeos educomunicativos na comunidade indígena Guarani do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17852Keywords:
Educação ambiental., Memória, comunidade indígena, Resistência, IdentidadeAbstract
A pesquisa em questão, parte de um doutorado, foca na Educação Ambiental e Patrimonial enquanto ferramentas para registro da cultura indígena guarani, situada em São Paulo, Brasil. A partir de recursos audiovisuais feitos pela própria comunidade, foram analisadas as questões ambientais que se conectam com a vida e experiências guarani, para compreender a visão de conflitos socioambientais. Com base na pesquisa etnográfica crítica, todo o processo foi feito com participação ativa da comunidade indígena. Os resultados da pesquisa indicam que a questão da territorialidade é essencial para a identidade guarani, e conflitos com o meio urbano são comuns, e ameaçam a sua existência de forma constante. A produção audiovisual pode servir como base de dados e um acervo de educação ambiental voltado para o patrimônio e valorização dessas comunidades tradicionais.
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