Educação Ambiental e Patrimonial

um estudo da produção de vídeos educomunicativos na comunidade indígena Guarani do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17852

Palabras clave:

Educação ambiental., Memória, comunidade indígena, Resistência, Identidade

Resumen

A pesquisa em questão, parte de um doutorado, foca na Educação Ambiental e Patrimonial enquanto ferramentas para registro da cultura indígena guarani, situada em São Paulo, Brasil. A partir de recursos audiovisuais feitos pela própria comunidade, foram analisadas as questões ambientais que se conectam com a vida e experiências guarani, para compreender a visão de conflitos socioambientais. Com base na pesquisa etnográfica crítica, todo o processo foi feito com participação ativa da comunidade indígena. Os resultados da pesquisa indicam que a questão da territorialidade é essencial para a identidade guarani, e conflitos com o meio urbano são comuns, e ameaçam a sua existência de forma constante. A produção audiovisual pode servir como base de dados e um acervo de educação ambiental voltado para o patrimônio e valorização dessas comunidades tradicionais.

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Biografía del autor/a

Hector Barros Gomes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo - USP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GEPEAFE). 

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo - USP

Professora Associada da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GEPEAFE).

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Barros Gomes, H., & Ferreira Silva, R. L. (2024). Educação Ambiental e Patrimonial: um estudo da produção de vídeos educomunicativos na comunidade indígena Guarani do Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 264–282. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17852

Número

Sección

III Congreso Internacional Educación Ambiental Comunitaria