Os sentidos da palavra participação em uma produção acadêmica do banco Earte
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14833Palavras-chave:
Participação, Educação Ambiental, Teoria do Enunciado.Resumo
Este estudo teve como proposta compreender como o termo participação se configura em uma dissertação de Educação Ambiental, tendo como base de busca a plataforma digital EArte entre os anos de 1981 a 2016. O referencial teórico metodológico concebido para reflexões sobre as disputas de sentido do termo participação foi a teoria do enunciado proposta pelo Círculo de Bakhtin e a concepção crítica de Educação Ambiental. A partir da análise de uma dissertação, foi possível localizar reproduções das relações de poder e refletir sobre como opera a ideologia dominante na manutenção das estruturas hierárquicas legitimadas nos enunciados, em contraposição aos pressupostos da concepção crítica da Educação Ambiental. A Educação Ambiental deve assumir o papel de reconstrução de discursos, ao evidenciar a luta de classes invisibilizada pelas ideologias da classe dominante.
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