Os sentidos da palavra participação em uma produção acadêmica do banco Earte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14833

Palavras-chave:

Participação, Educação Ambiental, Teoria do Enunciado.

Resumo

Este estudo teve como proposta compreender como o termo participação se configura em uma dissertação de Educação Ambiental, tendo como base de busca a plataforma digital EArte entre os anos de 1981 a 2016. O referencial teórico metodológico concebido para reflexões sobre as disputas de sentido do termo participação foi a teoria do enunciado proposta pelo Círculo de Bakhtin e a concepção crítica de Educação Ambiental. A partir da análise de uma dissertação, foi possível localizar reproduções das relações de poder e refletir sobre como opera a ideologia dominante na manutenção das estruturas hierárquicas legitimadas nos enunciados, em contraposição aos pressupostos da concepção crítica da Educação Ambiental. A Educação Ambiental deve assumir o papel de reconstrução de discursos, ao evidenciar a luta de classes invisibilizada pelas ideologias da classe dominante.

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Biografia do Autor

Carla Andrea Moreira, Universidade de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP).

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo

Professora associada da área de Ensino de Biologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – IBUSP. 

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Moreira, C. A., & Louro Ferreira Silva, R. . (2022). Os sentidos da palavra participação em uma produção acadêmica do banco Earte. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 35–55. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14833

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental