Impacto de la Educación Ambiental en las Comunidades Próximas del Parque Nacional de Gorongosa - Estudio de Caso Comunidad de Nhambita

Autores

  • Domingos Brisito Jequecene Direção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural-Sofala
  • Miguel Y. Ramírez Sánchez Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI
  • Rodrigo Florencio da Silva Instituto Politécnico Nacional - IPN

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7370

Palavras-chave:

Educación Ambiental, Parque Nacional de Gorongosa, Biodiversidad

Resumo

Este artículo se refiere al estudio del impacto de la Educación Ambiental en las comunidades próximas al Parque Nacional de Gorongosa (PNG) en la República de Mozambique y en particular a la comunidad de Nhambita. Surge en el contexto del actual proceso de restauración de esa importante unidad de conservación de biodiversidad. La motivación para la realización del presente artículo se basa en la comprobación de la siguiente problemática ambiental: la prevalencia de prácticas ambientales inadecuadas amenaza la biodiversidad del Parque Nacional de Gorongosa. Ante el problema mencionado se plantea el cuestionamiento de cómo maximizar la Educación Ambiental de las comunidades existentes en el entorno del Parque para la mejora de sus intervenciones en la utilización de los recursos naturales asumiendo la necesidad de protección a la naturaleza. Este artigo é dedicado ao estudo do impacto da Educação Ambiental nas comunidades próximas do Parque Nacional de Gorongosa (PNG) na República de Moçambique e em particular à comunidade de Nhambita. Surge no contexto do atual processo de restauração dessa importante unidade de conservação de biodiversidade. A motivação para produção do presente artigo assenta na constatação da seguinte problemática ambiental: prevalência de práticas ambientais inadequadas ameaça a biodiversidade do Parque Nacional de Gorongosa. Face ao problema colocado, questiona-se, como maximizar a educação ambiental das comunidades existentes no entorno do Parque para o melhoramento de suas intervenções na utilização dos recursos naturais tendo por um lado, a necessidade de proteção da natureza. This article refers to the study of the impact of Environmental Education in the communities near the Gorongosa National Park (PNG) in the Republic of Mozambique and in particular the community of Nhambita. It arises in the context of the ongoing process of restoration of this important biodiversity conservation unit. The motivation for the realization of this article is based on the verification of the following environmental problem: the prevalence of inappropriate environmental practices threatens the biodiversity of Gorongosa National Park. In view of the above problem, the question of how to maximize the environmental education of the existing communities in the Park environment is raised in order to improve their interventions in the use of natural resources, assuming the need for protection of nature.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Brisito Jequecene, Direção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural-Sofala

Pertence a Direção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural-Sofala, mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional e doutorando em Projeto pela Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER de Moçambique

Miguel Y. Ramírez Sánchez, Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI

Graduado em Informática, mestre em Direção Estratégica, MBA em Business Administration e doutor em Educação. Pesquisador e docente da Universidad Internacional Iberoamericana do México

Rodrigo Florencio da Silva, Instituto Politécnico Nacional - IPN

Licenciado em Letras Portuguesas e Inglesas, mestre em Educação e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pesquisador e docente do Instituto Politécnico Nacional - IPN do México Actúo en la Secretaría de Investigación y Posgrado del Instituto Politécnico Nacional.

Referências

CALIXTO FLORES, R. Momentos e processos de la investigación ambiental. México: UPN, 2015.

DE ANDRADE, José Baltazar Salgueirinho Osório, et al. A proposal of a Balanced Scorecard for an environmental education program at universities. Journal of Cleaner Production, in press, pp. 1-17, november. 2016.

DE PASSOS, Priscila Nogueira Calmon. A conferência de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, Tarumã, v. 6, n. 6, p. 01-25, jun. 2009.

FLORENCIO DA SILVA, R. Sustentabilidade Educacional: A sensibilização do uso das energias renováveis através de uma estrategia educativa com alunos universitários. In C.B (Coord.). Educação & Gestão: Modelos Educacionais e Métodos de Gestão Aplicados à Educação (Vol.1, Cap. 25, pp.243-250). Campinas: Lopes Editora, 2017.

HUME, T; BARRY, J. Environmental Education and Education for sustainable Development. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences: Second Edition, Oxford, v.7, n. sn, p.733-739, march. 2015.

MANDLATE, Luís Júnior Comissário. Estudo da Dieta e “Home Range” do Búfalo (Syncerus caffer) no Santuário do Parque Nacional da Gorongosa. 2010. 57 f. Dissertação (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo. 2010.

MERKEL, Broder J; STEINBRUCH, Franziska. Report Preliminary Hydrogeological Investigation on the Nhambita Hot Spring of 2006, Mozambique. Disponível em: http://www.gorongosa.org/sites/default/files/research/039-merkel_steinbruch_bue_maria_final_report_hot_spring.pdf. Acesso em: 05 de out. de 2017.

MOÇAMBIQUE. Departamento de Desenvolvimento Humano do Parque Nacional de Gorongosa. Disponível em: http://www.gorongosa.org/pt/our-story/community/health. Acesso em: 01 de out. de 2017.

_______. Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas, 2013-2025. Disponível em: http://www.associacao-mocambicana-reciclagem.org/wp-content/uploads/2017/08/Estrategia-Nacional-de-Adaptacao-e-Mitigacao-das-Mudancas-Climaticas-2013-2025.pdf. Acesso em: 09 de out. de 2017.

_______. Lei de Floresta e Fauna Bravia, Lei n.º 10/99. Disponível em: http://www.turismocd.gov.mz/mapa/extra/legis/Lei%20de%20Florestas%20e%20Fauna%20Bravia.pdf. Acesso em: 05 de out. de 2017.

_______. Lei do Ambiente de Moçambique. Disponível em: http://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2017/03/Lei-do-Ambiente.pdf. Acesso em: 10 de out. de 2017.

_______. MICOA. Publicação Oficial do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. Disponível em: http://www.mpd.gov.mz/index.php/documentos/instrumentos-de-gestao/plano-economico-social-pes/pes-2014/matrizes-sectoriais/372-micoa. Acesso em: 15 de out. de 2017.

_______. Relatorio Anual de Actividades do Parque Nacional de Gorongosa de 2016. Disponível em: http://www.gorongosa.org/pt/nossa-hist%C3%B3ria/Desenvolvimento%20Humano. Acesso em: 14 de out. de 2017.

_______. Decreto Nº 78/2010. Publicação Oficial da República de Moçambique. Diponível em: http://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2015/03/ParqueGorongosa-Decreto-78-2010-Limites.pdf. Acesso: em 26 de sep. de 2017.

MRAZEK, R. Paradigmas alternativos de investigación en educación ambiental, SEMARNAT – NAAEE. México: Universidad de Guadalajara, 1996.

OLIVEIRA, Verônica Macário; CORREIA, Suzanne Érica Nobrega; GOMEZ, Carla Pasa Regina. Iniciativas de inovação social como meio de promoção do consumo sustentável: Possibilidades e desafios. In: XVI CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA, 16.,2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ALTEC, 2015. P.1-15.

TEIXEIRA, Helena; RODRÍGUEZ-ECHEVERRÍA, Susana. Identification of symbiotic nitrogen-fixing bacteria from three African leguminous trees in Gorongosa National Park. Systematic and applied microbiology, Netherlands, vol. 39, no 5, p. 350-358, July.2016

TINLEY, Kenneth Lockner. Framework of the Gorongosa Ecosystem. 1977. 184 f. Dissertação (PhD in Wildlife Management) – Faculty of Science, University of Pretoria, Pretoria. 1977.

VIEIRA, I. C. G.; ARAÚJO, R.; TOLEDO, PM de. Dinâmicas produtivas, transformações no uso da terra e sustentabilidade na Amazônia. Um olhar territorial para o desenvolvimento da Amazônia, 1st edn. BNDES, Rio de Janeiro, p. 370-395, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Jequecene, D. B., Sánchez, M. Y. R., & da Silva, R. F. (2017). Impacto de la Educación Ambiental en las Comunidades Próximas del Parque Nacional de Gorongosa - Estudio de Caso Comunidad de Nhambita. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 147–165. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7370

Edição

Seção

Artigos