Projetos e políticas ambientais municipais na região sudoeste do Paraná

Christine Nascimento Grabaski, Franciele Aní Caovilla Follador, Flávia Andriza Bedin Tognon, Karise Cristofoli

Resumo


Este artigo teve por finalidade verificar a existência de leis e políticas municipais na área ambiental, bem como a execução destas, nos municípios da região Sudoeste do Paraná. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica seguida pela pesquisa de campo com entrevistas aos departamentos ambientais das prefeituras, durante ao meses de junho e julho de 2013. Como resultado da pesquisa, observa-se muitas ações ambientais a nível municipal, tais como coleta de lixo seletiva, produção de mudas, conservação de água e solo entre outras ações. Um dos projetos municipais com maior visibilidade na região foi o desenvolvido no município de Mariópolis com inicio no ano de 2001, o qual consistiu no pagamento por serviços ambientais aos agricultores. A partir dos dados apresentou-se os movimentos mundiais e o histórico Brasileiro sobre a preocupação ambiental envolvendo diferentes setores, desde o científico ao político, sendo que a existência de programas locais (políticas públicas) é a questão fundamental para se modificar a ações degradadoras. Os dados da pesquisa de campo mostram que os municípios em sua maioria tem desenvolvido programas, praticado ações em defesa do meio ambiente, mobilizando os cidadãos em busca de um mundo ambientalmente saudável. Neste contexto, a educação ambiental torna-se como a propulsora na conscientização do uso sustentável dos recursos naturais.

Palavras-chave


Planejamento ambiental, Políticas públicas, Gestão municipal.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. E.D. A polêmica Malthus versus Condorcet reavaliada à luz da transição demográfica. Texto para discussão da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE/IBGE, nº4, Rio de Janeiro, 2002.

Atlas Brasil 2013. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Disponivel em: http://www.onu.org.br/onu-atlas-brasil-2013-mostra-reducao-de-disparidades-entre-norte-e-sul-nas-ultimas-duas-decadas/ acesso em 06 ago. de 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189 – 205, março/2003.

LEIS, H.R. Ambientalismo: um projeto realista utópico para a política mundial. In: VIOLA, E.J. et.al. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para ciências sociais. São Paulo: Cortez; Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Informativo. Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/. Acesso em 05 ago 2013.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Relatório de Brundtland” (1987). Disponível em: http://www.marcouniversal.com.br/upload/RELATORIOBRUNDTLAND.pdf. Acesso em: 04 de maio 2013.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Disponível em: http://www.onu.org.br/alem-da-rio20-avancando-rumo-a-um-futuro-sustentavel/. Acesso em 11 de agosto de 2013.

PACHECO, V. Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2012 (Munic/IBGE). In: Seminário sobre governança e desenvolvimento sustentável. 08/08/2013.

SALHEB, G. J. M.; NETO, H. DE A. P. P.; OLIVEIRA, I. M. DE O.; JUNIOR, M. F. DO A.; BOETTGER, R. J. C. DE S.; MONTEIRO, V. C. DE S. Políticas Públicas e Meio Ambiente: Reflexões preliminares. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, v. 1 n. 1, p. 05-26, 2009.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4439

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.