Educação ambiental para surdos na educação básica <BR> Environmental education for the deaf during basic education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3753Palavras-chave:
Surdez. Educação Especial. Meio AmbienteResumo
Sendo a educação ambiental um dos requisitos da educação básica, ainda que não configure em disciplina específica, se torna importante a pesquisa de como esse trabalho educativo está sendo desenvolvido com os Surdos. Foi realizado um estudo de caso em uma escola para Surdos do interior de Minas Gerais (Brasil), por meio da aplicação de questionário aos professores Surdos e ouvintes que lecionam na escola. Para análise dos dados, utilizou-se categorização aberta e comparação. Os resultados revelam a necessidade de apoio e capacitação aos professores no desenvolvimento das atividades e a necessidade de pesquisas complementares acerca deste tema. Este trabalho não é definitivo em suas considerações, servindo para levar a reflexão sobre como está sendo desenvolvida a educação ambiental junto a Surdos durante a educação básica.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 fev. 2012.
______. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 set. de 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm>. Acesso em: 20 fev. 2012.
______. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. In: SARAIVA. Legislação de Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2008. 872 p. ISBN 978-85-02-06834-6. (Coleção Saraiva de Legislação).
FARIAS, Talden Queiroz. O conceito jurídico de meio ambiente. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, 35, 01 dez. 2006 [Internet]. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1546>. Acesso em: 17 fev. 2012.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 3. ed. [edição eletrônica - versão 5.0]. 2004. [S.l.]: Positivo.
FERRI, Mario Guimarães. Ecologia Geral. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980. 71 p. ISBN: 85-319-0369-6. (Temas de Ciências, 1).
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. [Livro eletrônico]. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 198 p. ISBN 978-85-363-2133-2. (Coleção Pesquisa Qualitativa, 3).
MAZZINI, Ana Luiza Dolabela de Amorim. Dicionário Educativo de Termos Ambientais. 2. ed. Belo Horizonte: ________, 2004. 384p. ISBN 85-903 655-1-4.
MENDONÇA, Rita. Educação ambiental vivencial. In: JÚNIOR, Luiz Antônio Ferraro (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007. v. 2, p. 118-129. ISBN 85-7738-044-0.
NUNES, Iolanda Rodrigues; CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da. Compreendendo o significado do conhecimento. In: CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da et al. Metodologia do Trabalho Científico. Uberaba: UNIUBE, [200-?].cap 3. p. 59-84.
PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR., Arlindo. Bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas da educação ambiental. In: PHILLIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi (Ed.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005. cap. 1. p. 03-12. ISBN 85-204-2207-1. (Coleção Ambiental; 3).
SILVA, Eliene Pereira da. A importância do gestor educacional na instituição escolar. Conteúdo. Capivari, v.1, n. 2, jul/dez. 2009. Disponível em: <http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/21/23>. Acesso em: 27 fev. 2012.