EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF “PROF. LUIS ROBERTO SALINAS FORTES” NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): UM ESTUDO DE CASO

Talita Mazzini Lopes, Flávia Cristina Sossae

Resumo


Neste estudo, foi avaliado como a escola municipal de Araraquara “Prof. Luis Roberto Salinas Fortes” desenvolve o tema meio ambiente, visto que foi oferecido a essa escola um curso de capacitação continuada de professores com foco no tema “Consumo Sustentável”. Para essa análise, foi realizada a aplicação de um questionário aberto, tanto com a coordenadora pedagógica quanto com alguns professores, e uma entrevista semiestruturada para aprofundar os dados obtidos pelo questionário. Foi realizada, ainda, a análise documental do projeto político-pedagógico dessa unidade escolar. Através dessas análises, verificou-se que a abordagem deste tema ocorreu através de um projeto pedagógico, que foi realizado de forma permanente, em todos os níveis de ensino e envolvendo a comunidade. Contudo, o projeto não foi realizado de maneira contínua, nem estruturado em torno de problemas concretos vivenciados pela comunidade escolar, o que fez com que ele não estivesse totalmente de acordo com as recomendações das conferências de Educação Ambiental.

Palavras-chave


educação ambiental; meio ambiente; ensino municipal.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3520

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