A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DO PEIXE (SC)

Autores

  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó – SC.
  • Gedalva Terezinha Ribeiro Filipini Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Rita de Cassia Baratieri Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc - Joaçaba, SC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3400

Palavras-chave:

Educação ambiental, recursos hídricos, águas subterrâneas, Bacia do Rio do Peixe.

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de Educação Ambiental nas escolas públicas da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, realizada no âmbito do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba (SC) e 7ª Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina (GERED). A experiência, denominada “Ciclo de Palestras” foi desenvolvida no período de março a julho de 2009, contemplando trinta e três escolas e envolvendo aproximadamente 6.400 estudantes e professores das escolas públicas, localizadas nos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC). As atividades buscaram instigar a curiosidade dos estudantes sobre a temática das águas superficiais e subterrâneas no âmbito da Bacia, de forma a estimular análises críticas e problematizadoras sobre as relações homem/natureza. Objetivou-se, deste modo, (i) despertar as crianças e os jovens para a situação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe; (ii) desenvolver a sensibilidade e a consciência ambiental sobre os impactos que as ações humanas depreendem sobre os recursos hídricos e, (iii) colaborar com a formação da cidadania ambiental entre os educadores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó – SC.

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenador local do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, no âmbito do qual a experiência aqui relatada se insere.

Gedalva Terezinha Ribeiro Filipini, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Licenciada em História pela FAFI – Palmas e Engenheira Ambiental pela UnC-Concórdia . Professora do Magistério Público Estadual. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pesquisadora da Rede Guarani/Serra Geral.

Rita de Cassia Baratieri, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc - Joaçaba, SC.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Comunicação pela Unoesc.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

Trevisol, J. V., Filipini, G. T. R., & Baratieri, R. de C. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DO PEIXE (SC). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3400

Edição

Seção

Artigos