Avaliação de materiais educativos sobre recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7182

Palavras-chave:

Recursos hídricos, materiais educativos, educação ambiental, cartilhas

Resumo

As questões ambientais vêm sendo discutidas em todos os âmbitos em face do atual quadro de degradação, principalmente no que concerne aos recursos hídricos. A educação ambiental, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento fundamental para a transformação da sociedade, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética, sendo imprescindíveis os materiais educativos (ME). O presente trabalho avaliou ME sobre recursos hídricos produzidos por órgãos governamentais, empresas, organizações não governamentais, instituições filantrópicas e outros, tanto documentos impressos quanto digitais. Foram avaliados 52 documentos, com o objetivo de se identificar as relações entre suas modalidades, desenvolvedores, público alvo, propósitos e as características do documento. Observando-se que a maior parte dos materiais avaliados ignora particularidades dos públicos alvo, se caracterizando por uma abordagem pragmática, especialmente nos produzidos por instituições governamentais, que invariavelmente, visam atitudes individuais, para a economia de água. Salienta-se, que existe a urgência de que se desenvolvam pesquisas que abordem os recursos hídricos pela ótica da educação ambiental. Entendendo aqui a educação ambiental como um processo político que habilite o cidadão ao protagonismo no meio em que vive. Los problemas ambientales vienen siendo discutidos en todos los ámbitos frente al actual cuadro de degradación, principalmente en lo que concierne a los recursos hídricos. La educación ambiental, en ese sentido, debe ser resaltada como elemento fundamental para la transformación de la sociedad, viabilizando el desarrollo de una nueva ética, siendo imprescindibles los materiales educativos (ME). El presente trabajo evaluó ME sobre recursos hídricos producidos por organismos gubernamentales, empresas, organizaciones no gubernamentales, instituciones filantrópicas y otros, tanto documentos impresos como digitales. Se evaluaron 52 documentos, con el objetivo de identificar las relaciones entre sus modalidades, desarrolladores, público objetivo, propósitos y las características del documento. Se observa que la mayoría de los materiales evaluados ignoran las particularidades de los públicos objetivo, caracterizándose por un enfoque pragmático, especialmente en los producidos por instituciones gubernamentales, que invariablemente, apuntan a actitudes individuales, para la economía de agua. Se destaca que existe la urgencia de que se desarrollen investigaciones que aborden los recursos hídricos por la óptica de la educación ambiental. Entendiendo aquí la educación ambiental como un proceso político que habilite al ciudadano al protagonismo en el medio en que vive. Environmental issues have been discussed at all levels in face of the current environmental degradation scenario, especially regarding to water resources. Environmental education, in this sense, must be emphasized as a fundamental element for the transformation of society, making possible the development of a new ethic, being indispensable the educational materials (ME). The present study evaluated ME about water resources produced by government agencies, companies, nongovernmental organizations, philanthropic institutions and others, both printed and digital documents. Fifty-two documents were evaluated, with the objective of identifying the relationships between their modalities, developers, target public, purposes and the characteristics of the document. It is observed that most of the evaluated materials ignore particularities of the target audiences, being characterized by a pragmatic approach, especially those produced by governmental institutions, which invariably aim for individual attitudes, for the water economy. It is stressed that there is an urgent need to develop research that addresses water resources from the perspective of environmental education. Understanding environmental education as a political process that enables the citizen to play a leading role in the environment in which he lives.

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Biografia do Autor

Daniel Shimada Brotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005).

Danielle Alves Leão

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Brotto, D. S., & Leão, D. A. (2017). Avaliação de materiais educativos sobre recursos hídricos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 283–298. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7182

Edição

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Artigos