POR QUE OS ÁTOMOS SÃO TÃO PEQUENOS?

Jorge Alberto Castro

Resumo


As questões interdisciplinares ocuparam parte importante na vida de Erwin Schrödinger, o destacado físico austríaco que criou uma representação ondulatória da matéria. Suas conferências e livros de temática ampla, que poderiam parecer de pura divulgação, embora não o sejam, revelam esta faceta de sua personalidade.
“Por que são os átomos tão pequenos?” foi o título de uma palestra que Schrödinger proferiu na Academia Prussiana de Ciências (Berlim), poucos meses antes de receber o Prêmio Nobel, compartilhado com Paul Dirac, em 1933. Ele repetiu a pergunta no início de seu livro “O que é vida?”, publicado em 1944, e dela partiu para desenvolver toda a obra.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; átomos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.2857

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.