<b>Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio histórico-educativo</b>

Autores

  • Eduardo Arriada
  • Elomar Tambara
  • Vanessa Barrozo Teixeira

Palavras-chave:

Cultura material escolar. Museologia. Acervos escolares. História da Educação.

Resumo

Neste artigo os autores procuram salientar os desafios relativos à garimpagem e a conservação de documentos que tratam da realidade escolar. Documento na acepção de Le Goff considerado resultado de uma montagem (consciente ou não) de uma determinada sociedade. Que elimina, preserva e manipula. Assim, dialogando com a história, com a museologia e outras áreas afins, utilizando como suporte teórico, autores como Le Goff, Ginzburg, Pesez, Viñao, Julia, Meneses, Bruno, Chagas e Cury, buscamos discutir a relevância de políticas públicas de preservação de acervos escolares; a conservação desses documentos, sua natureza e potencialidades para a investigação no campo da educação.

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Biografia do Autor

Eduardo Arriada

Doutor em Educação; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela UFPel, fazendo parte do Departamente de Fundamentos da Educação e atuando na linha de Filosofia e História da Educação. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE).

Elomar Tambara

Doutor em Educação; Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel, fazendo parte do Departamente de Fundamentos da Educação e atuando na linha de Filosofia e História da Educação. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE).

Vanessa Barrozo Teixeira

Bacharel em Museologia e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela UFPel, atuando na linha de Filosofia e História da Educação. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da FaE/UFPel. Bolsista CAPES

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Publicado

04-02-2013

Como Citar

Arriada, E., Tambara, E., & Teixeira, V. B. (2013). <b>Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio histórico-educativo</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 15–29. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2533

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo