Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos
Palavras-chave:
Atuação profissional, Educação Física, MapeamentoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo mapear a Educação Física (EF) no município do Rio Grande/RS, buscando compreender como se constitui enquanto campo de atuação profissional no município. Assim, o município do Rio Grande/RS foi dividido em zonas visitadas pelos acadêmicos matriculados na disciplina de Pré-Estágio I, localizada no primeiro semestre, do curso de EF da Universidade Federal do Rio Grande/RS nos anos de 2012, 2013 e 2014, contemplando os diferentes locais onde acontece a EF. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de informações: questionários semiestruturados; diários de campo e registros fotográficos. Foram mapeados 26 bairros, nesses totalizou-se 71 espaços escolares, nos quais atuam 61 professores de EF e 60 espaços não escolares, perfazendo 72 professores de EF. A área da saúde evidencia-se como espaço fecundo para formação e atuação profissional em EF; em contrapartida, em centros de treinamento prevalece a atuação de ex atletas, atribuindo à formação em EF efeito de complementaridade.Downloads
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Publicado
19-07-2016
Como Citar
Bastos, A. J. N. F., Medina, B. de M., & Finoqueto, L. C. P. (2016). Mapeamento da Educação Física no município do Rio Grande/RS: um diagnóstico da cultura corporal de movimentos. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 150–162. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5908
Edição
Seção
Artigo - GTT Escola