PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM ALAGOAS
ESTUDO DE DOIS CASOS DE CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS EM DOCÊNCIA
Resumo
A abertura do Mestrado Profissional em Educação Física na Universidade Federal de Alagoas apresenta potencial para transformação da formação continuada e atuação da área na educação formal, pois o cenário científico e socioeducativo do estado é crítico, apesar de avanços na última década. Este trabalho, então, tem como objetivo compreender o processo de transformação de questões sociais e educacionais em problemas de pesquisa em Educação Física escolar no contexto alagoano. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva e exploratória de múltiplos casos, com uma abordagem qualitativa dos achados, por meio do método do autoestudo. Elencamos três categorias temáticas para análise: 1) A Relação tempo-apropriação-produção científica da/do professor/a-pesquisador/a dentro da rotina do ProEF; 2) A epistemologia da prática como critério para a escolha/definição do problema social/educacional a ser convertido em questão de pesquisa; e 3) A chegada tardia da pós-graduação em EF em Alagoas e o “desvio de finalidade” do componente curricular.