Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta

Rhenan Ferraz Jesus, Bruno Sarturi Hundertmarck, Lecimara Scherer Vieira, Caroline Vargas Albrecht, Jaqueline Copetti

Resumo


Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.

Palavras-chave


Proposta da Reestruturação Curricular; Ensino Médio; Escolas

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br