Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta

Autores

  • Rhenan Ferraz Jesus UFSM
  • Bruno Sarturi Hundertmarck UFSM
  • Lecimara Scherer Vieira UFSM
  • Caroline Vargas Albrecht UNIPAMPA
  • Jaqueline Copetti UFSM

Palavras-chave:

Proposta da Reestruturação Curricular, Ensino Médio, Escolas

Resumo

Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.

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Biografia do Autor

Rhenan Ferraz Jesus, UFSM

Especializando em Educação Física Escolar – CEFD, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bruno Sarturi Hundertmarck, UFSM

Especializando em Educação Física Escolar – CEFD, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Lecimara Scherer Vieira, UFSM

Especializanda em Educação Física Escolar – CEFD, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Caroline Vargas Albrecht, UNIPAMPA

Especialista em Ciências da Saúde – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Jaqueline Copetti, UFSM

Doutora em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Jesus, R. F., Hundertmarck, B. S., Vieira, L. S., Albrecht, C. V., & Copetti, J. (2015). Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 152–165. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola