A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

CONTEXTOS, FATOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17473

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão histórica sobre a Educação Física na Política de Ensino Médio no Brasil, com o intuito de captar  sua presença no nosso território, buscando traçar uma linha do tempo, abrangendo contextos, fatos e políticas educacionais formuladas no Brasil Império, na República, até os dias atuais e, ainda, sobre seus  desafios contemporâneos no contexto escolar da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17). A pesquisa é de cunho documental e possibilitou a reflexão sobre as políticas destinadas à educação física no Ensino Médio/Secundário contidas nas Constituições, Leis e Decretos republicanos, nas quais,  identificamos as influências determinantes para sua constituição nos contexto escolar, desde a ideia de mera ‘atividade’ até sua valorização como componente curricular e, contraditoriamente,  sua denominação de ‘estudos e práticas’ na Lei 13.415/17. Acreditamos que esta breve narrativa histórica sobre a Educação Física no Ensino Médio pode proporcionar uma reflexão crítica da trajetória nas políticas educacionais do Ensino Médio, entendendo fundamentalmente, a importância dessas políticas públicas para garantia dos direitos educacionais dos estudantes brasileiros.

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Biografia do Autor

Gilson Ferreira Palha Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

E-mail: gilsinhopalha@hotmail.com

Rachel Costa de Azevedo Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF- Universidade Federal Rural de Pernambuco.Professora do Programa de Pós-Graduação em  Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

E- mail: rachel.mello@ufrpe.br

 

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

Ferreira Palha Filho, G., & Costa de Azevedo Mello, R. (2024). A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTOS, FATOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 312–339. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17473

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo