A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
CONTEXTOS, FATOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17473Abstract
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão histórica sobre a Educação Física na Política de Ensino Médio no Brasil, com o intuito de captar sua presença no nosso território, buscando traçar uma linha do tempo, abrangendo contextos, fatos e políticas educacionais formuladas no Brasil Império, na República, até os dias atuais e, ainda, sobre seus desafios contemporâneos no contexto escolar da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17). A pesquisa é de cunho documental e possibilitou a reflexão sobre as políticas destinadas à educação física no Ensino Médio/Secundário contidas nas Constituições, Leis e Decretos republicanos, nas quais, identificamos as influências determinantes para sua constituição nos contexto escolar, desde a ideia de mera ‘atividade’ até sua valorização como componente curricular e, contraditoriamente, sua denominação de ‘estudos e práticas’ na Lei 13.415/17. Acreditamos que esta breve narrativa histórica sobre a Educação Física no Ensino Médio pode proporcionar uma reflexão crítica da trajetória nas políticas educacionais do Ensino Médio, entendendo fundamentalmente, a importância dessas políticas públicas para garantia dos direitos educacionais dos estudantes brasileiros.