Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico

Autores

  • Vanessa Vian Centro Universitário Univates. Lajeado/RS, Brasil
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário Univates. Lajeado/RS, Brasil

Palavras-chave:

Ensino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.

Resumo

O trabalho se propõe a apresentar e refletir sobre algumas informações que foram levantadas por meio de um instrumento de coleta de dados aplicado junto aos professores do ensino Médio de uma escola pública estadual no Vale do Taquari, RS. A partir da análise de documentos pertinentes à proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014), que apresenta uma perspectiva de trabalho baseada na pesquisa como prática educativa procura perceber o entendimento dos professores entrevistados a respeito de sua formação e sua prática dentro da concepção da utilização da pesquisa no ensino básico. A discussão dos resultados apresenta um distanciamento quanto os processos formativos iniciais dos docentes para trabalhar dentro da sistemática apontada, contudo indica a percepção positiva dos mesmos quanto o uso da pesquisa no ensino médio.

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Biografia do Autor

Vanessa Vian, Centro Universitário Univates. Lajeado/RS, Brasil

Mestranda do PPG Ensino Univates - Centro Universitário.

José Claudio Del Pino, Centro Universitário Univates. Lajeado/RS, Brasil

Doutorado em Química de Biomassa. Professor do PPG Ensino da Univates

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Vian, V., & Del Pino, J. C. (2016). Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 17–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo