Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico

Vanessa Vian, José Claudio Del Pino

Resumo


O trabalho se propõe a apresentar e refletir sobre algumas informações que foram levantadas por meio de um instrumento de coleta de dados aplicado junto aos professores do ensino Médio de uma escola pública estadual no Vale do Taquari, RS. A partir da análise de documentos pertinentes à proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014), que apresenta uma perspectiva de trabalho baseada na pesquisa como prática educativa procura perceber o entendimento dos professores entrevistados a respeito de sua formação e sua prática dentro da concepção da utilização da pesquisa no ensino básico. A discussão dos resultados apresenta um distanciamento quanto os processos formativos iniciais dos docentes para trabalhar dentro da sistemática apontada, contudo indica a percepção positiva dos mesmos quanto o uso da pesquisa no ensino médio.

Palavras-chave


Ensino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ