“Práticas inovadoras” no campo acadêmico da Teologia: Transformação de estruturas ou estratégias para o devir sujeito feminino de saber?
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8938Mots-clés :
Práticas inovadoras. Docência feminina. Sujeitos de saber. Teologia católica.Résumé
Este artigo busca compreender os significados que são produzidos pelas práticas que as mulheres docentes inauguram no campo do saber teológico, analisando até que ponto essas práticas interferem ou provocam mudanças em uma estrutura acadêmica hierárquica e masculina. É um estudo de abordagem qualitativa, baseado em pesquisa documental e em narrativas de quatroze docentes que atuam no ensino superior em três instituições católicas, localizadas na região sul e sudeste do Brasil. Para a análise dos dados utiliza-se dos pressupostos teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, de perspectiva pós-estruturalista. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas das docentes não provocam mudanças nas estruturas das instituições teológicas, mas mobilizam um agenciamento de si e para o conjunto das mulheres, marcando politicamente o devir da “Mulher”, como sujeito de saber teológico.Téléchargements
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